Bate bola rápido para acabar com essa polêmica:
Usar Hidroxicloroquina profilaticamente previne a infecção pelo SARS-CoV-2? Não.
Posso comprar Hidroxicloroquina na farmácia e usar por conta própria? Não.
Existem provas CONCLUSIVAS de que a Hidroxicloroquina/Cloroquina e/ou associações é eficaz no tratamento da COVID-19? Não. O que existem são alguns estudos, com pequenas amostragens, em diferentes regiões do mundo, e sem uma igualdade de critérios, que mostraram uma resposta positiva ao tratamento.
O uso da Hidroxicloroquina, quando prescrita pelo médico e com a anuência do paciente é proibido? Não.
Quando o médico está autorizado a prescrever Hidroxicloroquina associada à Azitromicina? Quando ele achar que é conveniente, após ponderação do risco/benefício dessa conduta e, se possível, após discutir com o paciente.
O ministério da saúde é contra o uso da Hidroxicloroquina? Não.
O ministério da saúde é contra o uso indiscriminado da Hidroxicloroquina? Sim.
Por quê? Devido ao risco de reações adversas sobretudo entre certos grupos de risco e naqueles não submetidos à monitorização adequada.
Por que os pacientes do convênio tal que usaram a associação Hidroxicloroquina e Azitromicina evoluíram bem? Porque 80 porcento dos pacientes evoluem com formas brandas da doença com, sem ou apesar dessa ou de qualquer outra medicação.
Fiquem tranquilos. Se houver indicação, nenhum médico vai deixar de lhes oferecer tudo o que estiver ao seu alcance. A Hidroxicloroquina também? Também.
Garanto que essa é a última coisa com a qual vc vai precisar se preocupar.
Por Marttonio Nunes, médico nefrologista.